Linha do tempo

1990

Imagem Timeline

9 de novembro.  Nasce a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), no palco do 1º Congresso Brasileiro de Clubes, sob presidência de Aroni Becker. É fundada com esta primeira denominação, que, anos mais tarde, mudaria para Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. É concebida como uma entidade associativa, com foco no incentivo à criação das primeiras federações estaduais e na realização do Congresso Brasileiro de Clubes, oficializando sua cidade-sede nas quatro primeiras edições. Os congressos tinham como objetivo o aprimoramento do segmento de clubes. 

Aroni Becker, que inaugura a galeria de presidentes, também comandava a Sogipa: Sociedade de Ginástica de Porto Alegre - 1867, no Rio Grande do Sul. O CBC era representado por presidentes de sindicato. 

Contexto histórico do Esporte: Neste mesmo ano, os Jogos Escolares Brasileiros acontecem em Brasília. Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo sediavam os Jogos Universitários Brasileiros. 

1991

Imagem Timeline

O 2º Congresso Brasileiro de Clubes acontece nesse ano, ainda sediado por alguma federação, com público ainda tímido, geralmente restrito ao Estado anfitrião. 

Contexto histórico: Zico e Bernard são secretários de Desportos no governo de Fernando Collor de Mello. Isso mesmo: Artur Antunes Coimbra (o Zico) e Bernard Rajzman foram secretários de Desportos da Presidência da República. André Richer: assume o Comitê Olímpico Brasileiro. Os Jogos Escolares Brasileiros acontecem em Presidente Prudente/SP.

1992

Imagem Timeline

Um aspecto curioso chama a atenção do então presidente da Associação dos Clubes de Campinas e Região (Apesec) e da Equipe Trio Avante Futebol Clube, de Campinas, Arialdo Boscolo, ao participar do 3º Congresso Brasileiro de Clubes, em Curitiba: “Não havia representante de São Paulo”. 

Contexto histórico: Nesse ano, acontecem os Jogos Olímpicos de Barcelona, em que atletas brasileiros conquistam três medalhas e o 25º lugar na classificação geral. Nas modalidades coletivas, o vôlei de quadra masculino garante o 1º ouro. Esse ano marca também a primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno, o Albertville da França. Os Jogos Escolares Brasileiros ocorrem em Blumenau/SC. Brasil está sob o governo de Itamar Franco e tem como ministro da Educação, Murilo Hingel, e secretário de Desportos, Marcio Braga. O Conselho Nacional do Desporto (CND) é descontinuado e o Banco do Brasil torna-se o maior patrocinador de Esporte Brasileiro. 

1993

Imagem Timeline

Primeira eleição do CBC acontece após a realização do IV Congresso Brasileiro de Clubes, com vitória de Antônio Machado Rudge. Ao assumir, Rudge convida Arialdo Boscolo para ser diretor social. Primeiro eleito por representantes de clubes, Rudge era presidente do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. A gestão registra um período fértil na historiografia do CBC, pois tem início a busca de mudanças radicais para que o CBC caminhe no sentido próspero para ser referência no apoio aos clubes, responsáveis pela descoberta e formação de atletas de ponta.

Começa aqui, a intensificação do movimento por mais recursos e pelo reconhecimento do papel dos clubes para o esporte nacional. Movimento que começaria a delinear o planejamento estratégico do CBC, a criação da Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), a participação nas implementações e alterações legislativas para o Esporte. Sempre com foco em tempos melhores para o segmento de clubes.

Contexto histórico: A Lei Zico, oficialmente Lei 8.672, é aprovada. A legislação confere um reordenamento do esporte nacional e libera recursos oriundos de bingos como fonte de “financiamento” do esporte brasileiro. A temporada de Jogos Escolares Brasileiros tem como sede a cidade de Recife, capital de Pernambuco.

1994

Imagem Timeline

A participação no Congresso Brasileiro de Clubes, em sua quinta edição, torna-se mais abrangente para ampliar o debate sobre o reconhecimento deste segmento no Ministério do Esporte. 

Contexto histórico: O mundo lamenta a morte de Ayrton Senna, aos 34 anos de idade, enquanto participava do Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. Os Jogos Escolares Brasileiros acontecem em Foz do Iguaçu, no Paraná, e os Universitários, em Brasília, no Distrito Federal.

1995

Imagem Timeline

VI Congresso Brasileiro de Clubes e II Feira Nacional de Produtos e Serviços acontecem em Maceió (AL).

Contexto histórico: Na gestão de Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) assume o Ministério Extraordinário do Esporte. Nesse mesmo ano, são criados o Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto (Indesp) e o Programa Esporte Solidário do Governo Federal (com ênfase na Infraestrutura Esportiva). Carlos Arthur Nuzman torna-se presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em Niterói (RJ) é fundado o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sylvio de Magalhães Padilha é eleito membro honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em João Pessoa (PB), é criado o evento Jogos da Juventude. Em Fortaleza (CE), ocorrem os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

1996

Imagem Timeline

VII Congresso Brasileiro de Clubes e IV Feira de Feira Nacional de Produtos e Serviços são realizados em Belo Horizonte (MG).

Contexto histórico: Brasil conquista 15 medalhas nos Jogos Olímpicos de Atlanta e garante o 25º lugar na classificação geral. O ano marca a primeira vitória de dupla feminina no Vôlei de Praia. Sandra Pires e Jackie Silva dão show na areia. Brasil vence olimpíada na Vela. Os Jogos dos Povos Indígenas acontecem em Goiânia (GO), os Jogos da Juventude, em Curitiba (PR) e os JUBs – Belo Horizonte (MG).

1997

Imagem Timeline

Curitiba sedia novamente o Congresso Brasileiro de Clubes, em sua sétima edição. É realizada a V Feira de Produtos e Serviços para Clubes.

Contexto histórico: Paulo Renato de Souza assume Ministério da Educação e do Desporto. Acontecem os Mundiais da Natureza, no Paraná. Gustavo Kuerten (Guga) vence Roland Garros e gera fenômeno no Tênis. Jogos da Juventude ocorrem em Goiânia (GO) e JUBs, em Florianópolis (SC).

1998

Imagem Timeline

Rudge cumpre três mandatos e, no terceiro, convida Arialdo para ser seu vice-presidente e, no final do mandato, o convida para ser seu sucessor.

Contexto histórico: É aprovada a Lei Geral dos Esportes (Lei 9.615 “Lei Pelé”). Ano marca o reconhecimento do profissional de Educação Física e governo cria o Conselho Federal de Educação Física (Confef). João Havelange é eleito presidente honorário da Fifa. Porto Alegre (RS) sedia Jogos da Juventude.

1999

Imagem Timeline

Arialdo Boscolo é eleito e assume a presidência do CBC e se mantém no posto por 12 anos. 

Contexto histórico: Rafael Grecca assume o recém-criado Ministério do Esporte e Turismo. São criados os Projetos Pintando a Liberdade (produção de material esportivo no sistema penitenciário) e Navegar, em parceria com a CIRM (Remo; Canoagem; Vela), e o Programa Esporte Solidário (convênios com Estados, Municípios e ONGs). Em Guaíra/PR, acontecem os II Jogos dos Povos Indígenas. Os JUBs ocorrem em Natal (RN).

2000

Imagem Timeline

XI Congresso Brasileiro de Clubes acontece no Recife (PE).

Contexto histórico: Nos Jogos Olímpicos de Sidney, Brasil conquista 12 medalhas e 53º lugar. Carlos Melles assume Ministério do Esporte e Turismo. São criadas a Secretaria Nacional do Esporte, assumida por José Otávio Germano, e a Comissão Nacional de Atletas (CNA). Adhemar Ferreira da Silva é eleito presidente das Câmaras Setoriais do Esporte, reconhecido como meio de ação social pelo Ministério da Justiça. Criação do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais do Esporte. Fundação da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). III Jogos dos Povos Indígenas acontece em Marabá (PA). Jogos Escolares Brasileiros são resgatados como Olimpíada Colegial Esperança, em Brasília (DF), parceria do MEC/MET/Globo). Os JUBs acontecem em Vitória (ES).

2001

Imagem Timeline

Lars Grael assume Secretaria Nacional dos Esportes. 

Contexto histórico: Bernard Rajzman é eleito presidente da Comissão Nacional dos Atletas (CNA). É aprovada a Lei Agnelo-Piva de recursos para o COB; o Desporto Escolar (CBDE) e o Desporto Universitário (CBDU). É formada a Comissão Especial do Estatuto do Desporto na Câmara dos Deputados. Também é criado o Programa Esporte na Escola. É fundada a Organização Nacional das Entidades do Desporto (não olímpicas) – ONED. Humberto Panzetti é eleito presidente da Fundação do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). Realiza-se a quarta edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Campo Grande (MS). A Olimpíada Colegial Esperança ocorre em Poços de Caldas (etapa de 12 a 14 anos) e Brasília (etapa de 15 a 17 anos). Os Jogos da Juventude acontecem no Recife (PE), e os JUBs, em Niterói (RJ).

2002

Imagem Timeline

CBC apoia constituição da Fenaclubes – Pelo perfil de associação, o CBC não poderia se representar oficialmente. Diante disso, foi constituída a Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) para que ela buscasse uma carta sindical no Ministério do Trabalho, a fim de ser reconhecida como entidade representante da categoria empresarial dos clubes esportivos sociais. O Registro Sindical da FENACLUBES também é solicitado na Justiça Civil, por meio de ação judicial. 

Contexto histórico: o ministro do Esporte e Turismo nessa época é Caio Luiz de Carvalho. Uma boa notícia é o Resgate do Conselho Nacional do Esporte (CNE), no qual o CBC ganharia uma cadeira. A Criação do Programa Forças no Esporte do Ministério do Esporte e Turismo e Ministério da Defesa (Ministro Geraldo Magela Quintão) também é um marco importante. No Congresso, é aprovada a Lei de Importação de Material (IPI e II), o Tratado de Belém (PA) para criação do “Consejo Sudamericano del Deporte” (Governamental) – Consude –, presidido por Lars Grael. O ano foi contemplado com grandes eventos como os Jogos Sul-Americanos em Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém. Brasil foi pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol Masculino da Fifa e escolhido para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. O V Jogos dos Povos Indígenas acontece em Marapanim (PA), os Jogos da Juventude, em Goiânia (GO) e os Unniversitários, em Maceió (AL).

2003

Imagem Timeline

Aprovado Estatuto do Torcedor - Artigo 43 - Lei 10.671/2003. 

Contexto histórico: Governo Luis Inácio (Lula) da Silva cria Ministério específico dos Esportes e nomeia Agnelo Queiroz. Lars Grael torna-se presidente da CNA. Magic Paula é nomeada para a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Programa Forças no Esporte é inaugurado. É criado o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Projeto “Pintando a Liberdade” vira programa e surge o “Pintando a Cidadania”. Ocorre a fusão dos programas Esporte Solidário e Esporte na Escola e Segundo Tempo. É aprovado o Estatuto do Torcedor – Lei 10.671. Ano marca também a criação da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer (Absmel). Carlos Arthur Nuzman é eleito presidente da Organización Deportiva Suramericana (Comitês Olímpicos Nacionais) Acontecem VI Jogos dos Povos Indígenas (Palmas/TO), Jogos da Juventude (Brasília/DF) e JUBs (Curitiba/PR).



 

2004

Imagem Timeline

CBC integra a comissão organizadora da Conferência Nacional de Clubes, realizada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE). Mesmo antes de conquistar a cadeira no Conselho, apesar de ainda não ter a rubrica para representar os clubes brasileiros, o convite para compor a organização da CNC já é uma demonstração do reconhecimento da qualificação do CBC como apoiador dos clubes na formação de atletas. O comitê participou da organização das três edições. O sucesso dos eventos leva a ter o reconhecimento no Congresso Nacional num momento importante de representação com a vinculação do CBC no sistema nacional do desporto e no reconhecimento da Fenaclubes com ente sindical, que representa a categoria dos clubes no País. “Este é o maior exemplo do reconhecimento da entidade pelo trabalho que ela vem desenvolvendo não só na realização do evento, mas principalmente na valorização do segmento.” (Arialdo Boscolo)

Bolsa Atleta - Sempre atento aos trâmites legislativos, o CBC tem papel importante na criação do Programa Bolsa Atleta,  sob a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004. A bolsa que tem de ter a indicação de um clube para que o atleta seja beneficiado, o que demonstra o reconhecimento também do papel dos clubes na formação de esportistas e campeões no País.

Contexto histórico: No ano em que o CBC integra a Conferência Nacional do Esporte e é aprovada a Lei 10.891, que institui o Programa Bolsa-Atleta (CNA), o Brasil volta dos Jogos Olímpicos de Atenas com 10 Medalhas e a 16ª posição na classificação geral. Porto Seguro (BA) abriga o VII Jogos dos Povos Indígenas. Os Jogos Escolares Brasileiros têm Brasília (DF) como sede, e o JUBs acontece em São Paulo (SP).

2005

Imagem Timeline

CBC passa a ser membro do Conselho Nacional do Esporte. A conquista da cadeira no CNE surte efeitos positivos rápidos na história dos clubes no Brasil. Presente no CNE, o CBC passa a acompanhar diretamente as mudanças na legislação do esporte nacional, principalmente aquelas com temas importantes para o segmento de clubes, como a alteração da Lei Pelé, a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, em que os clubes também são favorecidos, a bolsa atleta, que tem de ter a indicação de um clube para que o atleta seja beneficiado. CBC tem papel fundamental no Congresso Nacional para refinanciamentos e débitos tributários que favorecem clubes com problemas de certidões e débitos na União. 

Contexto histórico: Nessa data, foi aprovado o Estatuto do Desporto no Congresso Nacional. Cyro Marques Delgado assume a presidência da Comissão Nacional de Atletas. Fortaleza sedia o VIII Jogos dos Povos Indígenas e Brasília, os Jogos Escolares da Juventude (12-14 anos e 15-17 anos). Os Jogos Universitários (JUBs) ganham sede no Recife (PE) 
 

2006

Imagem Timeline

CBC recebe recursos da Timemania. Além de dispor sobre a instituição de concurso de prognóstico destinado ao desenvolvimento da prática desportiva, a lei inclui a participação de entidades desportivas da modalidade futebol nesse concurso da Caixa Econômica e exige o parcelamento de débitos tributários e para com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O CBC sempre acompanha e orienta os clubes sobre seus direitos dentro das legislações.

Contexto histórico: O posto de ministro do Esporte é assumido por Orlando Silva. Realiza-se também a II Conferência Nacional do Esporte. O Projeto Navegar é descontinuado. Congresso aprova a Lei 11.345 (Timemania) para financiamento e refinanciamento dos clubes de futebol. Isabel Clark faz a melhor participação de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno, conquistando o 9º lugar na competição de Snowboard, em Turim, Itália. No Brasil, os Jogos Escolares da Juventude acontecem em Poços de Caldas (12-14 anos) e Brasília (15-17 anos). O JUBs também tem sede em Brasília (DF), e os Jogos Universitários Sul-Americanos ocorrem em Curitiba (PR).

2007

Imagem Timeline

CBC participa ativamente do movimento para aprovação da Lei de Incentivo do Esporte (LIE), a Lei 11.438/2006.

Contexto histórico: Aprovação da Lei de Incentivo do Esporte – LIE – Lei 11.438/2006. Djan Madruga é nomeado secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento. Atletas pela Cidadania (Atletas pelo Brasil), ONG que tem como presidente o jogador de futebol Raí, é criada. Nasce a Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS). Ano de Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro e do IX Jogos dos Povos Indígenas (Olinda-PE), dos Jogos Escolares da Juventude (Poços de Caldas, 12-14 anos, e João Pessoa, 15- 17 anos) e JUBs, em Blumenau (SC). A Comissão Nacional dos Atletas (CNA) é desativada.

2008

Imagem Timeline

Ano feliz para o CBC, com a inauguração da sede própria, em Campinas. “Nenhuma instituição associativa se mantém longínqua se não tiver uma sede própria e se ela não tiver recursos. São dois pontos claros, efetivos. Você pode ter uma gestão melhor ou pior, mas tendo uma estrutura física, ela continua. Quanto mais recurso ela tem, maior a possibilidade de ter êxito na gestão. É natural. São dois pilares do início de uma boa gestão.” (Arialdo Boscolo)

Contexto histórico: Brasil conquista 16 medalhas e 23º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim. E os Jogos Escolares da Juventude mais uma vez ocorrem em Poços de Caldas (12-14 anos) e João Pessoa (15-17 anos). O JUBs acontece em Maceió (AL).

2009

Imagem Timeline

XX Congresso Brasileiro de Clubes é realizado em Campinas.

Contexto histórico: Rio de Janeiro é escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. É criada a Associação Brasileira da Gestão do Esporte (Abragesp). Os X Jogos dos Povos Indígenas é realizado em Paragominas (PA), e os Jogos Escolares da Juventude, em Poços de Caldas (12-14 anos) e Londrina e Maringá (PR) (15-17 anos). O JUBs acontece em Fortaleza (CE).

2010

Imagem Timeline

9 de novembro é instituído Dia Nacional dos Clubes Esportivos e Sociais, por meio da Lei 12.333/2010. No Brasil, segundo Arialdo Boscolo, os clubes são os responsáveis por desenvolver e revelar talentos nos mais diversos esportes. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entre os 465 atletas que integraram a delegação brasileira, 390 foram formados em clubes, o que representa 84% dos participantes. Entre 19 pódios em que o Brasil esteve presente, em 2017, os atletas eram oriundos de clubes formadores, 89% entre os medalhistas.

Contexto histórico: CBC participa da III Conferência Nacional do Esporte. É criado o Movimento LiveWright, com presidência de Walter Mattos. Os Jogos Escolares da Juventude ocupam Fortaleza (12-14 anos) e Goiânia (15-17 anos). Os JUBs se realizam em Uberaba/MG e os Jogos Universitários Sul-Americanos, em Curitiba/PR.

2011

Imagem Timeline

Ano fundamental no movimento dos clubes brasileiros, pois o CBC começa a receber recursos para seu Programa de Formação de Atletas. Ao mesmo tempo, é incluído no Sistema Nacional do Desporto (SND) e comemora a alteração da Lei Pelé (Lei 9.615/98) para a Lei 12.395/11, fruto da luta do esporte brasileiro.

Lideranças e clubes conseguiram algo inédito: levar a antiga Confederação Brasileira de Clubes para o Sistema Nacional Do Desporto em 2011, o que facilitou a luta por melhorias para o segmento de clubes.

Contexto histórico: Ano importante para o esporte brasileiro. A Lei 9.615 “Lei Pelé” é alterada para a Lei 12.395/11, que reconhece a Confederação Brasileira de Clubes reconhecida como entidade superior do Sistema do Desporto Nacional (SND). Dilma Rousseff toma posse como presidente do Brasil e nomeia Aldo Rebello ministro do Esporte. Brasil cria Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Também é a aprovada a Lei 12.396, que determina a Criação da Autoridade Pública Olímpica (APO). Rio de Janeiro sedia os Jogos Mundiais Militares. Brasil é campeão no Quadro de Medalhas. É criado o Lide ESPORTE (grupo de lideranças empresariais), que tem como presidente Paulo Nigro. Realiza-se o I Fórum Nacional do Esporte. Em Porto Nacional (TO), realizam-se o XI Jogos dos Povos Indígenas. Os Jogos Escolares da Juventude acontecem em João Pessoa (12-14 anos) e Curitiba (15-17 anos). O JUBs é realizado em Campinas/SP.

2012

Imagem Timeline

CBC conquista rubrica para fazer a formação de atletas olímpicos. Apesar de os recursos serem aprovados em 2011 e a rubrica em 2012, os recursos acumulados foram liberados em 2013. No mesmo momento, sai o Registro Sindical da FENACLUBES. “Queríamos ter uma entidade legal e passamos a ter duas: a FENACLUBES, como representante da categoria dos clubes, e o CBC, como representante dos clubes na formação de atletas. Ali, precisamos tomar a decisão entre ficar com o CBC ou com a FENACLUBES, porque a entidade tinha o registro, mas optamos em ficar com os dois.” (Arialdo Boscolo)

Contexto histórico: Brasil conquista 17 medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres e se classifica em 22º lugar. Robert Scheidt torna-se o maior medalhista olímpico brasileiro com 5 medalhas (2 de ouro). Ana Moser é eleita presidente da Atletas pelo Brasil. Ary Graça Filho é eleito presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Criada a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES – sindicato patronal dos clubes, que promove o Congresso Brasileiro de Clubes. Os Jogos Escolares da Juventude acontecem em Poços de Caldas (12-14 anos) e Cuiabá (15-17 anos). O JUBs é realizado em Foz do Iguaçu (PR).

2013

Imagem Timeline

Conquistas importantes marcam o ano de 2013. Os recursos para Programa de Formação de Atletas são descentralizados. Inicia-se o processo de filiação ao CBC e os trabalhos da Área de Compras e Contratações. Entra em vigor o Decreto 7.984/13. O então presidente Arialdo Boscolo, apesar de ter direito a mais um mandato, decide assumir a presidência da Fenaclubes e nova eleição é anunciada. Francisco Antonio Fraga, conselheiro do Esporte Clube Pinheiros, é eleito sucessor de Arialdo Boscolo e assume o CBC.

Contexto histórico: Ano em que acontece a Copa das Confederações da Fifa no Brasil. Bernard Rajzman é eleito membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). É aprovada a Medida Provisória 620, que limita mandatos dos dirigentes e outras medidas de melhor governança no esporte brasileiro (Atletas pelo Brasil) – Artigos 18 e 18-A da “Lei Pelé”. Os Programas “Pintando a Liberdade” e “Pintando a Cidadania” são desativados. XII Jogos dos Povos Indígenas acontece em Cuiabá (MT), Jogos Escolares da Juventude, em Natal (12-14 anos) e Belém (15-17 anos) e os JUBs, em Goiânia (GO).

2014

Imagem Timeline

Morre o então presidente Francisco Antonio Fraga. Seu vice-presidente, Jair Pereira, assume o cargo. “Infelizmente, logo que saí, entrou o Antonio Fraga, mas em oito meses ele faleceu e foi mantido o Jair Pereira como presidente. Jair fez dois mandatos fantásticos.” (Arialdo Boscolo). Jair Pereira preside o CBC até 2020. Já no primeiro ano de gestão, o CBC soma importantes conquistas. O Programa de Formação de Atletas é lançado nesse ano e também são publicados os editais 1 a 4. A Portaria 01/14 do Ministério Público entra em vigor, e o Regulamento de Despesas Administrativas é publicado.

Contexto histórico: Copa do Mundo da Fifa no Brasil. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) comemora 100 Anos. Jogos Escolares da Juventude acontecem em Londrina (12-14 anos) e João Pessoa (15-17 anos). O JUBs é realizado em Aracaju/SE.

2015

Imagem Timeline

O I Seminário Nacional de Formação Esportiva acontece em 2015, mesmo ano em que é lançado o edital 5 e é feito o Diagnóstico de Clubes Filiados e Vinculados. Nesse momento, o regulamento passa por revisão. 

Contexto histórico: George Hilton é nomeado ministro do Esporte. A Lei 13.155 de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) é aprovada. Realiza-se o recredenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle a Dopagem (LBCD / LADETEC – UFRJ/ABCD). A retomada da CNA tem na presidência o atleta Lars Grael. O retorno do Conselho Nacional do Esporte (CNE) tem grande relevância. Jair Pereira assume a Confederação Brasileira de Clubes. O ano é marcado pelos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul, onde o Brasil conquista quatro medalhas e o segundo lugar na classificação geral. A Fiesp cria o Conselho Superior do Desporto (Condesporto), que tem como presidente Emerson Fittipaldi. Surge o “Prêmio Sou do Esporte” (anual) para boas práticas de governança esportiva. Palmas (TO) sedia os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Os Jogos Escolares da Juventude acontecem em Fortaleza (12-14 anos) e Londrina, Maringá, Cambé e Ibipor (15-17 anos). Os JUBs ocorrem em Uberlândia (MG).



 

2016

Imagem Timeline

CBC lança o Plano Estratégico 2016-2020. O II Seminário tem como tema “Avaliação e Perspectivas Futuras da Política de Formação de Atletas. Nesse ano, o comitê lança o Edital 6, que envolve a viabilização de equipes técnicas e multidisciplinares.

Contexto histórico: Brasil conquista 19 Medalhas e fica em 13º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um grupo de 145 atletas militares garantem 13 das 19 medalha na Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).  Michel Temer, então presidente do Brasil, nomeia Ricardo Leyser Gonçalves como ministro do Esporte. Valorização e fortalecimento do CNE. Luiz Lima é nomeado Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Criação da Justiça Desportiva Anti-Dopagem e Código Brasileiro AntiDopagem (ABCD). Atuação da Comissão de Juristas Esportivos do Senado Federal. Raí é eleito presidente da Atletas pelo Brasil. Jogos Escolares da Juventude acontecem em João Pessoa (ambas as etapas) e JUBs, em Cuiabá (MT).

2017

Imagem Timeline

A Confederação Brasileira de Clubes torna-se Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. Jair Pereira assume segundo mandato à frente do CBC. Esse ano é marcado pelo início dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), sediados pelos clubes formadores integrados ao CBC. Na nova gestão, além da revisão dos regulamentos, é lançado o edital 7, para aquisição de materiais esportivos. A divulgação das ações e eventos do CBC é ampliada com a criação do perfil no Facebook.

Contexto histórico: Rogério Sampaio é nomeado secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento. É criada a MP 771, da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO). A Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados aprova Indicação do Plano Nacional do Desporto (PND). Paulo Wanderley torna-se presidente do Comitê Olímpico do Brasil. A Confederação Brasileira de Clubes torna-se Comitê Brasileiro de Clubes, tendo como presidente Jair Pereira. Dirigentes esportivos entram em conflito com a Justiça Brasileira por reforma no estatuto do COB. Lançamento do Pacto pelo Esporte Rating Integra (Atletas pelo Brasil / LIDE Esportes / Instituto Ethos / parceiros). A Associação Comercial do Rio de Janeiro resgata o Conselho Empresarial do Esport. CBC promove o I Campeonato Brasileiro Interclubes. Jogos Escolares da Juventude acontecem em Curitiba/PR (12 a 14 anos) e Brasília/DF (15 a 17 anos). JUBs ocorre em Goiânia/GO.

2018

Imagem Timeline

Uma conquista importante para o CBC foi a reversão da MP 841, que tira seus recursos. Em 40 dias, um movimento envolveu não somente dirigentes de clubes, mas todo o esporte entrou e atletas brasileiros. Rapidamente, o governo alterou para MP 846, que se transformou na Lei 13.756. Esse ano também foi marcado pelas Campanhas Luto pelo Esporte, Esporte mais Forte e #partiuComCBC. 

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes ganharam novos esportes, totalizando 53 competições. O CBC cria o Canal Ouvidoria em seu site. A Portaria 115/18 garante a Certificação do CBC pelo Ministério do Esporte. Uma ação importante é o lançamento da leitora em Libras para promover a acessibilidade ao site do comitê. 

Contexto histórico: Leandro Cruz Fróes da Silva é nomeado ministro do Esporte. O Conselho Nacional do Esporte – CNE – aprova Plano Nacional do Desporto (PND). A MP-841, que impacta Esporte de Base no Brasil, é substituída pela MP-846, que restitui direitos do esporte. Hortência Marcari se torna presidente da CNA e Magic Paula, presidente da Atletas pelo Brasil. Jogos Escolares da Juventude – Natal (ambas faixas etárias) JUBs – Maringá/PR.

2019

Imagem Timeline

Em 2019, o CBC atualiza sua missão, visão, valores e propósito e escreve novo mapa estratégico, plano de ação e realinha o Programa de Formação de Atletas. O comitê realiza recertificação na Secretaria Especial do Esporte e realiza 95 CBI. Com a aprovação da Lei 13.756, da Lei das Loterias, foi necessário rever os regulamentos. Nesta data, se realiza o V Seminário de Formação de Atletas.

Contexto histórico: Diante da agenda das Olimpíadas de Tóquio, que deveriam acontecer em 2020, o ano de 2019 foi bastante agitado no esporte, marcado por diversos eventos como Copa América (CONMEBOL) no Brasil, entre 14 de junho e 7 de julho. A campeã foi a Seleção Brasileira, que comemorou o título em casa, em uma final contra o Peru. A Copa do Mundo Feminina de Futebol da Fifa, de 7 de junho a 7 de julho, na França, liderou a audiência televisiva, atraindo mais de 1 bilhão de espectadores. O Brasil também foi sede de outra competição internacional de futebol em 2019, a Copa do Mundo Fifa Sub-17. A grande final, no dia 17 de novembro, deu o título para a equipe brasileira. O Brasil conquista o segundo lugar em medalhas (171) nos Jogos Pan-Americanos, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, na cidade de Lima, no Peru. Brasil sobe ao lugar mais alto do pódio, de forma invicta, na Copa do Mundo Masculino de Vôlei, que ocorreu no Japão. No Campeonato Mundial de Judô, os judocas brasileiros fizeram bonito conquistando três medalhas e bronze. O Brasil levou 43 atletas e conquistou o quarto lugar em duas modalidades no Mundial de Atletismo em Doha, no Catar, entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro. 

 

 

 

 

2020

Imagem Timeline

CBC 30 Anos! “Hoje, temos no Brasil 283 clubes centenários, o que representa um crescimento de suas estruturas esportivas, principalmente. Um clube nasce quase sempre de uma atividade esportiva. Às vezes, também uma atividade social, uma atividade cultural, mas o esporte tem sido um vetor de construção de um clube.” (Arialdo Boscolo). Os clubes, em 30 anos, conquistam a projeção merecida no Esporte de mãos dadas com do CBC, por meio do Programa de Formação de Atletas. Sem eles, não haveria sonho, persistência, luta e conquistas. São mais de 160 clubes formadores integrados e mais de 160 mil pessoas beneficiadas, entre atletas e profissionais de equipe técnica. Em 2020, ano marcado por nove meses de pandemia pela Covid-19, em nenhum momento passou pela cabeça da presidência e da equipe do CBC interromper algo tão grandioso quanto o Programa de Formação de Atletas. O período registrou o lançamento da página do CBC no Instagram; a realização de 21 CBI; o lançamento dos editais 9 e 10; a revisão do Programa de Formação de Atletas e dos Regulamentos; o lançamento do novo selo de formação e do logo comemorativo CBC 30 Anos; a transmissão virtual do VI Seminário Nacional de Formação Esportiva e a publicação da Lei 14.073/2020, que altera a Lei 13.756. 

Contexto histórico: O ano começa feliz com muitas provas movidas pelo desejo da classificação para Tóquio, que acaba adiado pela Pandemia por Covid 19, porém a preparação para futuras conquistas não foi interrompida. Que venha o futuro!